O potencial educativo da organização do trabalho escolar na formação do professor das séries iniciais do primeiro grau
Keywords:
Trabalho escolar, Professor das séries iniciaisAbstract
Este estudo tem como objetivo o exame do potencial educativo da organi zação do trabalho escolar no trabalho do professor das séries iniciais. Para tanto, foi selecionada uma escola da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, em que se realizou o estudo das práticas cotidianas e das relações sociais que os atores estabelecem entre si, como os meios de trabalho e com a estrutura hierarquica da organização escolar. A metodologia de pesquisa teve carater etnografico, utitizando-se de instrumentos tais como Observação Participativa com registros descritivos. Entrevistas Semi-estruturadas e Semi-diretivas, bem como Análise de documentos. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que o primeiro é de caráter teórico; nos dois seguintes analisa-se a escola, os sujeitos e as relações efetivadas no seu interior, dando ênfase à ação da OTE e a consequencia na formação/atuação da professora. Concluiu-se que a OTE, em certa medida, pode determinar a qualidade do trablho da professora e que essa, por sua vez, tambem pode agir sobre a OTE modificando sua configuração. Entretanto para que ação da professora seja eficaz e necessario que seja fruto de uma reflexão coletiva.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.