A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA – O QUE ESTAMOS FAZENDO NA AMÉRICA LATINA?
Keywords:
Transformação digital, educação híbrida, novas tecnologiasAbstract
Esta resenha avaliativa tece alguns apontamentos críticos quanto ao artigo intitulado "A transformação digital na educação híbrida – o que estamos fazendo na América Latina?". Esse artigo está situado no âmbito da investigação educacional, com contribuições ao campo da educação digital e híbrida. Os temas abordados suscitam questões relevantes para a educação, ao mesmo tempo em que destacam desafios concernentes ao processo de reestruturação e adaptação do cenário educacional tecnológico. O objetivo principal é elucidar como a transformação digital tem se manifestado e se expandido com o advento da educação híbrida na América Latina, mesmo antes do processo de adaptação motivado pela pandemia de Covid-19. Para alcançar tal objetivo, as autoras propõem-se a uma revisão sistemática da literatura, com análise bibliométrica de artigos da base de dados Scopus. Algumas críticas a serem destacadas: do total de 111 artigos selecionados apenas sete focaram a América Latina, devido em parte, ao uso da expressão “transformação digital”, um conceito mais consolidado nas áreas de administração e economia, comprometendo os resultados esperados na área educacional; há uma discrepância entre o objetivo anunciado no resumo – identificar o avanço efetivo da transformação digital e da educação híbrida na América Latina – e outro objetivo mencionado na introdução, de compreender o estado da evolução dos estudos; a conclusão fragilizada do artigo, de que pouco se conhece sobre o tema parece ser precipitada, uma vez que o estudo se baseou exclusivamente em uma única base de dados, cujo escopo pode ser limitado para o campo educacional.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.