“ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Jeane Félix UFRGS
  • Dagmar Estermann Meyer UFRGS

Palabras clave:

Juventudes. Projetos de vida. Jovens soropositivos/as. Temporalidades.

Resumen

Este artigo se desdobra de uma pesquisa, ancorada nos estudos de gênero e culturais, realizada com um grupo específico de jovens: os que vivem com HIV/aids. Foram feitas entrevistas narrativas on-line com 16 jovens+, moradores/as de diferentes regiões do país, analisadas na perspectiva da análise cultural. De maneira pontual, aqui exploramos alguns sentidos que eles atribuem ao tempo e refletimos sobre os modos pelos quais o HIV/aids ressignifica e atravessa suas vivências, escolhas acadêmicas, profissionais e afetivas, operando principalmente com os conceitos de tempo e projetos de vida. A análise contribui tanto para pensar o tema dos projetos de vida com esses jovens (uma vez que a formação docente contempla pouco essa especificidade), quanto para o trabalho com juventudes, no plural, considerando suas perspectivas e modos de olhar o mundo, rompendo as fronteiras da idealização e do adultocentrismo, usualmente acionados quando se discutem projetos de vida.

Biografía del autor/a

  • Jeane Félix, UFRGS
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, DST/HIV/aids, formação de professores e professoras, juventudes, sexualidades, relações de gênero e políticas públicas intersetoriais de educação e de saúde.
  • Dagmar Estermann Meyer, UFRGS
    Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFRGS

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“ENTRE O SER E O QUERER SER...”1: JUVENTUDES, PROJETOS DE VIDA E EDUCAÇÃO. (2023). Educação Em Revista , 30(2). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21131

Artículos similares

1-10 de 1275

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.