CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS

Autores/as

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Palabras clave:

Educação Infantil, Criança, Currículo, Campos de Experiência.

Resumen

O artigo analisa os sentidos produzidos pelas crianças sobre a experiência educativa. A partir de um quadro teórico que articula os Estudos da Infância, a teoria de Walter Benjamin, a Sociologia da Experiência de François Dubet e as Pedagogias da Infância e da Educação Infantil, busca-se compreender como as falas e as ações das crianças contribuem para a proposição de um currículo por campos de experiências. O estudo de caso foi realizado com um grupo de crianças de quatro anos de idade durante o ano de 2012 em uma instituição pública de Educação Infantil. Verificou-se que as crianças produzem sentidos sobre as práticas de cuidado e educação que podem se tornar elementos úteis na proposição de um currículo por campos de experiência para as instituições de Educação Infantil.

Biografía del autor/a

  • Sandro Vinicius Sales dos Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
    Doutor em Educação pelo programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil NEPEI/FAE/UFMG. Professor adjunto do curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – Mestrado Profissional: Gestão de Instituições Educacionais – PPGED/ UFVJM.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS. (2023). Educação Em Revista , 34. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21308

Artículos similares

1-10 de 1348

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a