Espaço Escolar e preconceito: significados de gênero e raça/etnia entre crianças
Palabras clave:
preconceito, gênero, raça/etnia, meninas, séries iniciaisResumen
Estuda-se as interseções entre as expressões do preconceito racial/étnico e de gênero entre crianças. Resulta de uma das vertentes da pesquisa desenvolvida em 2001-2004 em uma escola pública situada na cidade de São Paulo. Busca saber como meninos e meninas construíam suas relações no cotidiano escolar e como estabeleciam estratégias de sobrevivência em uma sociedade desigual. Caracteriza-se como pesquisa etnográfica e insere-se em estudos de gênero entrecruzados com a sociologia da infância. Com crianças das series iniciais foram observados recreios, salas de aula e entrevistaram-se vinte e seis meninas e vinte e nove meninos. Entre preconceitos de todas as ordens, observa-se forte racismo/sexismo em interações com pouca interferência dos adultos e que cabe às meninas negras tatear caminhos frente à estética dominante de cor da pele, textura dos cabelos, beleza e peso.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.