EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADA À SAÚDE

UMA REVISÃO DE ESCOPO DOS ESTUDOS NO BRASIL

Autores

  • Raschelle Ramalho Rosas Universidade Federal do Amazonas
  • Raquel Procópio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Instituto Federal do Ceará
  • Victor José Machado de Oliveira Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

educação para a saúde, ensino, serviços de saúde escolar, educação física

Resumo

Esta revisão de escopo objetivou mapear os estudos que abordam a Educação Física escolar e sua relação com a saúde no Brasil. Buscou-se por estudos em oito bases de dados eletrônicas que avaliaram as ações pedagógicas relacionadas a educação para a saúde na Educação Física escolar. O processo de seleção foi feito por pares independentes. Uma síntese temática foi adotada. De 2.157 títulos, 13 foram incluídos. Eles foram publicados entre 2007 - 2020, representam intervenções nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste, com maior número ações na rede pública. As estratégias de intervenção destacam o trabalho teórico-conceitual que objetiva a mudança comportamental em relação a atividade física. Também há ações relacionadas ao protagonismo juvenil e comunitário. Destaca-se a necessidade de valorização do professor de Educação Física como mediador do processo educacional e que novos estudos considerem a relação Educação Física e saúde pelo prisma de sua complexidade, mormente, concebendo-a pelo seu caráter pedagógico.

Biografia do Autor

  • Raschelle Ramalho Rosas, Universidade Federal do Amazonas

    Bacharelanda em Educação Física (Promoção em Saúde e Lazer). Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Manaus, Amazonas (AM), Brasil.

  • Raquel Procópio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

    Licencianda em Educação Física. Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Manaus, Amazonas (AM), Brasil.

  • Valter Cordeiro Barbosa Filho, Instituto Federal do Ceará

    Doutor em Educação Física. Professor do Instituto Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará (CE), Brasil.

  • Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

    Doutor em Educação Fisica. Professor Adjunto da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM. Professor permante e coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), polo UFAM.

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Publicado

2024-07-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR RELACIONADA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE ESCOPO DOS ESTUDOS NO BRASIL. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39543

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