O Modernismo e a Revolução de 1930

alguns aspectos

Autores

  • Valdemar Valente Junior Universidade Castelo Branco (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.25.1.223-233

Palavras-chave:

Modernismo, criação literária, crítica social, consciência política

Resumo

Este texto tem por objetivo evidenciar a importância da Semana de Arte Moderna como evento responsável por sucessivas tomadas de posição no âmbito de uma crítica à situação cultural, social e política do país. Por sua vez, com o advento da Revolução de Outubro de 1930, verifica-se uma alteração no modus operandi da sociedade brasileira. Isso passa a ter efeito a partir do instante em que a segunda geração modernista aproveita-se das conquistas formais do primeiro momento para evidenciar os descaminhos de nossa sociedade e denunciar nossa condição de subdesenvolvimento. A isso acrescenta-se um recorte neorrealista como tendência que acompanha a crise mundial e sua repercussão em um país de economia dependente que absorve esse duro golpe não tendo como reagir de outro modo, senão através da incorporação de sua realidade ao discurso ficcional e poético. Diante disso, o presente texto apresenta um recorte que tem por base a configuração modernista desde o seu início até a sua terceira fase.

 

Biografia do Autor

  • Valdemar Valente Junior, Universidade Castelo Branco (UCB)

    Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Pós-Doutor em Literatura Brasileira pela UERJ. Professor Assistente da Universidade Castelo Branco (Rio de Janeiro - RJ).

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Publicado

2020-01-30

Edição

Seção

Teoria, Crítica Literária, outras Artes e Mídias