FOTOGRAFIA COMO CRENÇA
DOI:
https://doi.org/10.17851/1982-0739.18.2.172-186Palavras-chave:
Imagem, fotografia, memória, álbum de família, ambiguidadeResumo
No presente artigo serão discutidos alguns conceitos relacionados aos temas “imagem”, “fotografia” e “memória”. Discorrerá também sobre fotografia, que, muitas vezes, é vista como documento e objeto de crença. Coloca ainda em questão sua importância diante da memória, nos álbuns de família e na formação imagética do indivíduo, além de comentar o caráter dual da fotografia, que permite construir narrativas, rever histórias e propor novas abordagens e interpretações da imagem. Tudo isso será discutido a partir de VE(lar), trabalho de minha autoria.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BORGES, Jorge Luis. Ficções. Trad. Carlos Nejar. Porto Alegre: Globo, 1972.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Trad. Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: Edusc, 2004.
CALVINO, Italo. Coleção de areia. Trad. Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CARVALHO, Bernardo. O mundo fora dos eixos. São Paulo: Publifolha, 2005.
COUTO, Mia. Cada homem é uma raça: estórias. 8. ed. Lisboa: Caminho, 2002.
COUTO, Mia. Contos do nascer da terra. 5. ed. Lisboa: Caminho, 2002.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas: contos. 7. ed. Lisboa: Caminho, 2003a.
COUTO, Mia. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003b.
COUTO, Mia O outro pé da sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
COUTO, Mia. Antes de nascer o mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 1974.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Trad. Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Trad. René Eve Levié. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Trad. Júlio Castñon Guimarães. São Paulo: Hucitec, 1985.
FONTCUBERTA, Joan. Vidência e evidência. Revista Imagens, Núcleo Temático, Editora Unicamp, n. 7, p. 8-15, maio/ago. 1996.
FONTCUBERTA, Joan. La câmara de Pandora: la fotografia después de la fotografia. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010a.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. Trad. Maria Alzira Brum Lemos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2010b.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. 3. ed. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
GUIMARÃES, César. Imagens da memória: entre o legível e o visível. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1997.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laís Teles Benoir. São Paulo: Centauro, 2004.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ática, 1989.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Anne Marie Davée. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MARTINS, Jose de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Rodrigo Lopes de Barros. Verbete: Rosto (de Lévinas), SOPRO: Panfleto político cultural, n. 8 abr. 2009. Disponível em: <http://www.culturaebarbarie.org/sopro/verbetes/rosto.html>. Acesso em: 1 nov. 2011.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas: Ed. Unicamp, 2007.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 16. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Ed. SENAC-São Paulo, 2009.
SAMAIN, Etienne Ghislain (Org.). O fotográfico. 2. ed. Trad. Rubén Masera. São Paulo: Hucitec/Editora SENAC-São Paulo, 2005.
SARTRE, Jean-Paul. A imaginação. 4. ed. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973.
SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária: sobre o dispositivo fotográfico. Trad. Eleonora Bottmann. Campinas: Papirus, 1996.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
SILVA, Armando; DOLINSK MARTHA, Sandra (Org.). Álbum de família – a imagem de nós mesmos. São Paulo: Editora SENAC-São Paulo/Edições SESC SP, 2008.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Trad. Ruben Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Cia das Letras, 2004.
SOUZA, Eudoro. História e mito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1981.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Editora SENAC-São Paulo, 2010.