Veiga

alegorias da urbanização e industrialização do Brasil Central

Autores

  • João Pedro de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.27.1.116-136

Palavras-chave:

Veiga, Urbanização, Industrialização, Modernização, Goiás

Resumo

José J. Veiga, jornalista e autor de ficção goiano, empregou o discurso alegórico para denunciar a progressiva transformação do espaço interiorano e dos modos de vida sertanejos no Brasil do século XX. Em seus romances e contos estão presentes as figuras das fábricas e das rodovias, que levam destruição às pequenas cidades caipiras imaginadas a partir do ponto de vista infantil. Os espaços das cidadezinhas — quando tomados pela modernização — são, para o autor, lugares de um devir-ruína, onde se cultivarão a melancolia e o luto. Neste artigo, pensamos os fatos históricos ocorridos no Brasil Central durante a infância de Veiga e o período em que o autor compôs sua obra — como a fundação das cidades planejadas de Goiânia e Brasília, a industrialização, a expansão do sistema viário e o êxodo rural — com o objetivo de mobilizarmos a literatura de ficção como acervo de pesquisa histórica e desenvolvermos novas leituras críticas em torno das alegorias veigueanas.

Biografia do Autor

  • João Pedro de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Jornalismo pela UFMG.

Referências

AMÂNCIO, F. M. Configurações da modernização em três narrativas de José J. Veiga. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, p. 13-45. 2019.

AMARAL, L. D. P. Trabalho, afeto e cultura: uma leitura sociológica da obra A Hora dos Ruminantes, de José J. Veiga. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v. 6, n. 1, p. 97-111, 2019.

ANDRADE, C. D. Antologia Poética. 43. ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999.

CURY, M. Z. F. A utopia da modernidade: Ouro Preto, Belo Horizonte e Brasília. Brasília: Edições Carolina, 2017.

FELDMAN E.; MAGALHÃES, A. Doorway to Brasilia. Filadélfia: Falcon Press, 1959.

GAGNEBIN, J. M. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Editora Perspectiva, 2018.

KOPENAWA, D. e ALBERT, B. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2020.

LÉVI-STRAUSS, C. Tristes Trópicos. Tradução de Rosa Freire Aguiar. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2016.

PASSOS, J. Prefácio. In: FELDMAN, E.; MAGALHÃES, A. Doorway to Brasilia. Filadélfia: Falcon Press, 1959, p. 16-17.

PEREZ-CANO, T. Ecopoéticas transatlánticas: del texto a la acción social. Tese (Doutorado em Filosofia em Espanhol) - Universidade do Iowa. 2013.

RIBEYRO, J. R. Los Gallinazos Sin Plumas. In: RIBEYRO, J. R. Los Gallinazos Sin Plumas. Peru: Círculo de Novelistas Peruanos, 1955, n.p.

ROSA, J. G. As Margens da Alegria. In: ROSA, J. G. Primeiras Histórias. Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008, p. 7-12.

ROUANET, Sergio Paulo. Tradução, apresentação e notas. In: BENJAMIN, W. Origem do Drama Barroco Alemão. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984, p. 11-47.

SANTIAGO, S. A realização do desejo. In: VEIGA, J. J. Os Cavalinhos de Platiplanto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 9-24.

SOUZA, A. P. Um olhar crítico sobre o nosso tempo: uma leitura da obra de José J. Veiga. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 1987.

VEIGA, J. J. A Usina Atrás do Morro. In: VEIGA, J, J. Os Cavalinhos de Platiplanto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, p. 37-53.

VEIGA, J. J. O Galo Impertinente. In: VEIGA, J. J. Melhores Contos. São Paulo: Global Editora, 2000, 65-66.

VEIGA, J. J. Os Cavalinhos de Platiplanto. In: VEIGA, J. J. Os Cavalinhos de Platiplanto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 54-63.

VEIGA, J. J. Sombras de Reis Barbudos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1976.

WISNIK, G. Dentro do Nevoeiro. 1. ed. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

WISNIK, J. M. Maquinação do Mundo. 1. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-01