A arte entre o Sistema ideológico instituído e a ideologia do cotidiano

figurações da Amazônia no romance Cinzas do Norte, de Milton Hatoum

Autores

  • Tatiana Cavalcante Fabem
  • Gilson Penalva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17851/1982-0739.29.1.120-133

Palavras-chave:

arte, ideologia, romance

Resumo

O presente trabalho faz, à luz dos estudos sobre significação de Mikhail Bakhtin (1997), e sobre arte de Nestor Garcia Canclini (2012), uma reflexão sobre os critérios de validação estética de obras artísticas de grupos majoritários e minoritários. O objetivo deste estudo é observar que mecanismos de poder operam nos processos hierarquizantes das produções artístico-culturais dos referidos grupos, bem como as transformações de significados a partir da passagem de determinados objetos para o que o pesquisador russo chamou de sistemas ideológicos instituídos. Mais especificamente a obra analisada será Cinzas do Norte (2005), do escritor amazonense contemporâneo Milton Hatoum, em que há a presença de artistas reconhecidos no circuito artístico instituído, assim como criadores minoritários que não têm suas obras reconhecidas dentro desse circuito. A história acontece na cidade de Manaus e o contexto histórico da narrativa estudada é a ditadura militar instaurada no Brasil a partir do ano de 1964.

Biografia do Autor

  • Tatiana Cavalcante Fabem

    Mestra em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

  • Gilson Penalva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

    Doutor em Estudos Literários. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

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Publicado

2024-03-06