Práticas Restaurativas: percepções sobre a experiência do MP/RS de transformação de conflitos e atores sociais

Autores

Palavras-chave:

adolescentes em conflito com a lei, círculos de construção de paz, justiça restaurativa

Resumo

Os atos infracionais na escola perpassam seus muros e o judiciário retributivo. Com o declínio desse modelo punitivo, despontam as práticas restaurativas - meio de transformação dos conflitos. Esse artigo propõe-se estabelecer as bases teórico-legais dos constructos, as formas como reverberam no adolescente e nas famílias, além de descrever os impactos do projeto do Ministério Público em violência escolar. Para tanto, destacou-se: Evolução legal protetiva - do ECA até a Res. 225/2016 que contempla as práticas. Delineamento de valores, princípios e procedimento das práticas e o relato da experiência. Os resultados apurados no MP revelam um crescente envolvimento de jovens meninas em delitos e, que as práticas se consubstanciam na co-responsabilização e empoderamento de todos. Ao final, evidencia-se a ampliação do debate sobre esse novo paradigma dialogal.

Biografia do Autor

  • Cristiane Koch, Universidade de Caxias do Sul

    Advogada. Doutoranda em Psicologia na Unisinos. Docente na Universidade de Caxias do Sul.

  • Clarisse Pereira Mosmann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutora em Psicologia, Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo – RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Artigos Semelhantes

11-20 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.