O atual estudo propõe reflexões acerca dos novos reassentamentos provenientes da construção da Barragem de Belo Monte, com foco nas mudanças territoriais, lutas e promessas de um novo ambiente educacional no Município de Altamira/PA, com base em dados, reportagens, estudos e pesquisas sobre as lutas dos Movimentos Populares, mais especificadamente do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragem), de forma a elaborar novos escritos no contexto educacional de resistências, voltados para a população impactada que foi remanejada para os novos bairros. A pesquisa tem como principal fundamento mostrar os aspectos essenciais das mudanças ocorridas nesse território no contexto dos reassentamentos, no que tange às políticas públicas. Propõe-se uma forma de verificar a viabilidade educacional a partir do contexto de resistência e de lutas. Metodologicamente este estudo classifica-se de acordo com pesquisa qualitativa em meio a levantamento de dados, que visou buscar informações para explorar a atual situação em que se encontram os novos bairros depois da implantação da barragem. Verificou-se subjetivamente durante toda a produção do trabalho um desafio ao pensamento cultural e críticas ao discurso social vigente.
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