O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia

uma perspectiva de Jean Piaget

Autores/as

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

epistemologia, métodos de pesquisa-psicologia, teoria piagetiana

Resumen

Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.

 

Biografía del autor/a

  • Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas, Universidade Federal do Ceará
    Doutor em Psicologia pela Université Paris XIII. Professor Associado II do Departamento de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2012-04-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. (2012). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 22, 40-51. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6589