Teologia negativa, mística, hilética fenomenológica

a propósito de Edith Stein

Autores

  • Angela Ales Bello Pontificia Università Lateranense

Palavras-chave:

hilética fenomenológica, noética fenomenológica, mística, teologia, Edith Stein

Resumo

O ensaio trata de uma leitura do pensamento de Edith Stein examinando e estabelecendo relações entre o modo com que ela entende o que seja teologia (positiva e negativa) e mística. A autora quer mostrar que para se compreender a diferença entre as duas é necessário usar, como instrumento, a distinção proposta por Edmund Husserl e por Edith Stein entre noética fenomenológica e hilética fenomenológica. Constata-se que a teologia está do lado da noética e a mística do lado da hilética.

Biografia do Autor

  • Angela Ales Bello, Pontificia Università Lateranense

    professora de História da Filosofia Contemporânea na Pontificia Università Lateranense, Roma, Italia. Dirige o Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche, filiado ao The World Phenomenology Institute (EUA). É diretora da revista Aquinas e colabora com Recherches Husserliennes e Studien zur interkulturellen Philosophie.

Downloads

Publicado

2002-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teologia negativa, mística, hilética fenomenológica: a propósito de Edith Stein. (2002). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 3, 98-111. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6817