VEREDA III e a preparação do cauim

Autores/as

  • Gilberto G. Gardiman UFMG
  • Igor M.M. Rodrigues UFMG
  • Leandro M. Cascon USP
  • Andrei Isnardis UFMG

Palabras clave:

Arqueobotânica, cauim, milho, vasos cerâmicos, Aratu-Sapucaí.

Resumen

Uma coleção de potes cerâmicos exumados de Vereda III, Minas Gerais, atribuída à tradição Aratu-Sapucaí, possivelmente associada a um grupo falante Jê, foi analisada através de uma abordagem arqueobotânica, com ênfase para grânulos de amido. A onipresença do milho nos artefatos e a presença de grandes potes com marcas típicas da fermentação direcionaram o trabalho para o estudo do cauim de milho, uma bebida/alimento produzida pela fermentação desse cereal. Informações de relatos de viagem, etnografias e estudos microbiológicos, associadas a considerações da tafonomia dos grânulos de amido, derivadas de literatura e de experimentações feitas durante a pesquisa, propiciaram uma melhor compreensão do processo e dos utensílios utilizados.O estudo permite considerar esse espaço, em meio aos maciços rochosos calcários, como ocupando um lugar de relevância no modo de vida de uma população horticultora-ceramista, e não se trata apenas de uma hipótese ou de uma ideia em si razoável, mas da observação concreta de práticas relacionadas à produção de cauim de milho no local.

Biografía del autor/a

  • Gilberto G. Gardiman, UFMG
    Graduação em Antropologia, habilitação Arqueologia, UFMG. Engenheiro de alimentos. Mestrado em Planificação em Alimentação e Nutrição.
  • Igor M.M. Rodrigues, UFMG
    Mestre em Antropologia com concentração em Arqueologia pelo PPGANUFMG. Centro Especializado em Arqueologia Pré-Histórica do MHNJB-UFMG.
  • Leandro M. Cascon, USP
    Graduação em História, UFC; Mestrado em Arqueologia pelo Museu Nacional/UFRJ; Doutorando em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia/USP. Bolsista FAPESP.
  • Andrei Isnardis, UFMG
    Cientista social com ênfase em Arqueologia. Mestrado e doutorado em Arqueologia. Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG; Centro Especializado em Arqueologia Pré-Histórica do MHNJB-UFMG.

Publicado

2018-06-12

Número

Sección

Artigos