OS BOTS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA CONJUNTURA DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL

Autores

  • Lorena Tavares de Paula UFMG
  • Rafael Michalski UFMG

Palavras-chave:

Fake News, Difusão da Informação, Fontes de Informação

Resumo

Em uma conjuntura onde as redes sociais desempenham um papel importante na promoção de discussões políticas, surge a preocupação com a utilização maliciosa da tecnologia, em especial dos bots, programas de computador criados para automatizar tarefas e procedimentos repetitivos em ambiente digital, na disseminação viral de fake News. Neste cenário o bjetivo da presente comunicação científica foi verificar o comportamento de disseminação de informação no Twitter pelos bots nas campanhas presidenciais de 2018. Para tanto foi estabelecida a observação e monitoramento de perfis do Twitter que apresentam comportamento artificial, utilizando como parâmetro o Pegabot, ferramenta criada pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e o Instituto Equidade & Tecnologia, que calcula a probabilidade de que um perfil seja bot levando em consideração a frequência de postagens, interação com outros usuários, linguagem utilizada e nível de emoções das mensagens. Palavras Chaves: Disseminação da Informação; Redes sociais, Twitter, Pós-verdade

Biografia do Autor

  • Lorena Tavares de Paula, UFMG
    Professora adjunta do departamento de tratamento e organização da informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Rafael Michalski, UFMG
    Estudante de Biblioteconomia - UFMG Iniciação Científica no Observatório Fake News

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Publicado

2019-08-02

Como Citar

OS BOTS DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA CONJUNTURA DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2018 NO BRASIL. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17048. Acesso em: 5 out. 2025.