EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?

Autores

  • Kamila Pereira Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Jorge Luiz Cativo Alauzo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Palavras-chave:

Empoderamento cognitivo, Processo formativo na Biblioteconomia, Práticas acadêmicas.

Resumo

Apresenta ações para o empoderamento cognitivo de discentes graduandos dos cursos de Biblioteconomia a partir de diferentes cenários e atores envolvidos no processo formativo. O artigo tem por objetivo identificar algumas dessas ações visando a emancipação e a autonomia discente a partir da promoção do empoderamento no âmbito da formação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica que recorre aos principais autores das áreas da Educação e da Biblioteconomia. Conclui que as ações de empoderamento cognitivo voltadas para graduandos de Biblioteconomia são significativas para seu protagonismo e sua participação acadêmica na universidade, ampliando competências a partir de novas perspectivas sobre a profissão. Espera-se que as reflexões acerca do processo formativo na Biblioteconomia, sejam refletidas na emancipação cognitiva, econômica, social e política desses graduandos, sobretudo no que tange às demandas de uma realidade possível exigidas ao moderno profissional da informação.

Biografia do Autor

  • Kamila Pereira Silva, Universidade Federal do Amazonas
    Técnica em Biblioteconomia pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM. Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Estagiária da Biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
  • Jorge Luiz Cativo Alauzo, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
    Especialista em Administração e Gestão do Conhecimento. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

EMPODERAMENTO NO PROCESSO FORMATIVO DA BIBLIOTECONOMIA: UTOPIA TECNICISTA OU REALIDADE POSSÍVEL?. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/moci/article/view/17046. Acesso em: 6 out. 2025.