Universidades e a produção de patentes: tópicos de interesse para o estudioso da informação tecnológica

Autores

  • Suzana Pinheiro Machado Mueller Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação
  • Valmira Perucchi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Palavras-chave:

Patentes universitárias. Núcleos de Inovação Tecnológica. Comunicação Tecnológica, patentes. Informação Tecnológica. Gestão de patentes.

Resumo

Com base na literatura de várias áreas, discorre sobre três questões potencialmente influentes no estudo da patente universitária sob a ótica da ciência da informação: o pesquisador/inventor acadêmico e seu dilema, patentear ou publicar; universidades como produtoras de patentes e a concentração geográfica das instituições mais capazes; gestão e comercialização das patentes universitárias. O texto termina com considerações sobre a complexidade do tema como objeto de estudo, e o potencial que apresenta para pesquisas e serviços na área de informação.

Biografia do Autor

  • Suzana Pinheiro Machado Mueller, Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação
    Professora (aposentada) Titular; Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação Universidade de Brasilia
  • Valmira Perucchi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
    Bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Universidades e a produção de patentes: tópicos de interesse para o estudioso da informação tecnológica. (2014). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(2), 15-36. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22922