Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes

Autores/as

  • Frederico Cesar Mafra Pereira

Palabras clave:

Necessidades e usos da informação, Comportamento informacional, Aspectos cognitivos, Aspectos emocionais, Aspectos situacionais

Resumen

Destaca a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes. Foi proposto modelo baseado na abordagem perceptiva, estado anômalo de conhecimento, sense-making, busca de informação construtivista e uso da informação de valor agregado. Foi realizado estudo qualitativo junto a seis gerentes de três organizações de grande porte de Belo Horizonte através do método de entrevista da ‘linha do tempo’. Os resultados confirmaram a aplicabilidade do modelo e da metodologia adotados, confirmando todas as suas etapas.

Publicado

2010-11-22

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Necessidades e usos da informação: a influência dos fatores cognitivos, emocionais e situacionais no comportamento informacional de gerentes. (2010). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 15(3), 176-194. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22700