Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação

Autores

  • Fernando Skackauskas Dias Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Tecnologia Inforium
  • Mônica Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Migração Conceitual, Patologia Metodológica, Análise do Discurso

Resumo

As migrações conceituais fazem parte do trabalho científico e servem como um catalisador da evolução do conhecimento. Porém, a partir do momento em que se utiliza um conceito oriundo de uma dada ciência em outra pode haver uma alteração do seu significado, comprometendo a transmissão do conhecimento. Nesse panorama, a Ciência da Informação se vê frequentemente às voltas com conceitos que migram entre as suas áreas limítrofes, como exemplo o conceito “Rizoma”, originalmente criado na botânica, migrado para a filosofia por Deleuze & Guattari e posteriormente utilizado como conceito metodológico em pesquisas da Ciência da Informação. Partindo da hipótese de que a migração conceitual entre as ciências é realizada sob a égide de diversas formações discursivas que se imbricam para estruturar o conceito migrado, foi utilizado como ferramental metodológico os princípios da “interincompreensão” pertencente à Análise do Discurso de Maingueneau (2008). Pelos artigos analisados foi possível constatar que, ao migrarem o conceito “Rizoma”, os pesquisadores da Ciência da Informação recorrem aos princípios da Autopoiese e do Conexionismo em forma de aliança no âmbito do interdiscurso, mas com uma formação distinta no cerne do conceito nos sentidos de “circularidade” e “virtualidade”, o que leva a uma deformação caracterizada como “ecletismo conceitual”.

Biografia do Autor

  • Fernando Skackauskas Dias, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Tecnologia Inforium
    Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UFMG
  • Mônica Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Ciência da Informação pela UFMG Professora Adjunta da Escola de Ciência da Informação da UFMG

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Publicado

2013-06-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Migração Conceitual e Patologia Metodológica. Análise da incorporação do conceito Rizoma aos estudos da Ciência da Informação. (2013). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 18(2), 147-166. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22864