VILLA NOVA FOOTBALL CLUB: LAZER E A FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO DE FUTEBOL (1908-1930)

Autores

  • Roberto Camargos Malcher Kanitz Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Villa Nova, Futebol operário, Controle dos corpos.

Resumo

Este artigo reconstitui os primeiros anos do Villa Nova Athletic Club, time de origem operária criado oficialmente no ano de 1908, até o início da década de 1930. O objetivo principal é analisar e problematizar a formação inicial do Villa Nova como estratégia de controle dos corpos dos operários da Mina de Morro Velho. O que nos permitirá conhecer mais a respeito do fenômeno de criação de clubes operários em Minas Gerais. Para tanto, se constituíram como principais fontes os periódicos mineiros e cariocas disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, assim como o acervo precioso da Coleção Linhares, também disponível digitalmente. A política nacional e o futebol como estratégias de controle dos corpos dos operários eram pilares indissociáveis na construção inicial dessa nova sociedade pretensamente industrializada que se apresentava, e a história dos primeiros anos do Villa Nova Athletic Club não poderia ser apartada de todo esse complexo campo de disputas hegemônicas.

Biografia do Autor

  • Roberto Camargos Malcher Kanitz, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

    Possui doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Lazer da UFMG, é coordenador do Grupo de Pesquisa em História do Corpo, da Educação Física e dos Esportes/UEMG, e pesquisador colaborador do Grupo de Pesquisa em História do Lazer – HISLA/UFMG.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

VILLA NOVA FOOTBALL CLUB: LAZER E A FORMAÇÃO DE UM CLUBE OPERÁRIO DE FUTEBOL (1908-1930). (2018). Revista Brasileira De Estudos Do Lazer, 4(3), p.60-81. https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/585