Epistemologia Sistêmica em Pierre Delattre e a Construção de uma Ciência Jurídica Complexa

Auteurs

  • André Folloni Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Andrea Pitasi Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti

Résumé

O artigo expõe as principais questões epistemológicas suscitadas pela teoria dos sistemas de acordo com Pierre Delattre. O objetivo é compreender, a partir do pensamento desse autor, implicações para o desenvolvimento de conhecimento jurídico que não desconsidere os problemas sociais e econômicos em suas formulações teóricas. Para isso, a partir da revisão bibliográfica da principal obra do autor, além de outros escritos, apresenta as reflexões de Delattre sobre os problemas epistemológicos relativos a linguagem científica interdisciplinar, métodos do reducionismo e do holismo, relações entre partes e todo nos sistemas, limites entre sistema e ambiente, explicações causais e finalísticas, geração de ordem a partir do caos e formulação de hipóteses científicas para sistemas complexos. Levanta questões que esses problemas apresentam para a ciência jurídica e conclui demonstrando a necessidade de produção de um conhecimento jurídico complexo e alguns dos problemas que essa construção precisa enfrentar.

Biographies des auteurs

  • André Folloni, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Nascido no Brasil.

    Doutor em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2011).

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

    Líder do Grupo de Pesquisas Tributação, Complexidade e Desenvolvimento Sustentável (PPGD/PUCPR/CNPq).

    Interessado em Epistemologia Jurídica, Teoria da Complexidade e Direito Tributário.

    Autor dos livros: Ciência do Direito Tributário no Brasil (Saraiva, 2013); Teoria do Ato Administrativo (Juruá, 2006) e Tributação sobre o Comércio Exterior (Dialética, 2005), além de dezenas de artigos e capítulos de livros.

    Vice-Presidente da World Complexity Science Academy.

  • Andrea Pitasi, Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti

    Nascido na Itália.

    Doutor em Sociologia e Política Social pela Universidade de Bologna, Itália (1996).

    Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da Università degli Studi G. d’Annunzio Chieti, Pescara, Itália.

    Interessado em Teoria dos Sistemas, Teoria da Complexidade, Sociologia e Sociologia do Direito.

    Professor visitante na Universidade de Amsterdam, Holanda; na UHD, Huston, EUA; na LMU, Munich, Alemanha; KSU, Manhattan Kansas, EUA; Military University of the Defense, Brno, República Checa.

    Autor dos livros: Ipercittadinanza (FrancoAngeli, 2013); The Hyperhuman World: Legal Systems and Social Complexity (Lambert Academic Publishing, 2011); Le Monde Hyperhumain. Systèmes juridiques et changement social (L’Harmattan, 2011); Teoria Sistemica e Complessità Morfogenetica del Capitalismo (Aracne, 2011); Sfide del Nostro Tempo: Per una Sociologia Giuseconomica del Mutamento Globale (Aracne, 2007); Il Sesto Stratagemma: il Management Strategico della Comunicazione Pubblica (SEAM, 1999), Comunicazione strategica (Esculapio, 1997); Tra la vita e la morte (L’Harmanattan, 1995) e Solitudine e Divinità: il Fondamento Mitopoietico del Legame Sociale (Arstudio, 1991).

    Presidente da World Complexity Science Academy.

Téléchargements

Publiée

2016-08-31

Numéro

Rubrique

Artigos