Falsas memórias e compreensão em leitura: possíveis interfaces

Authors

  • Raquel Eloísa Eisenkraemer
  • Rosângela Gabriel

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.21.2.151-172

Keywords:

leitura, conhecimento prévio, compreensão, falsa memória

Abstract

Quando conversamos, somos interrogados sugestivamente, lemos ou vemos a cobertura da mídia sobre algum evento, estamos sujeitos a informações enganosas. Esta pesquisa investigou a emergência das falsas memórias na leitura e sua relação com o conhecimento prévio. Foram coletados dados com universitários e não universitários que leram um texto, realizaram uma tarefa de distração e resolveram um teste de memória de reconhecimento imediato constituído de questões de múltipla escolha e de verdadeiro e falso, envolvendo itens-alvo e distratores críticos e não relacionados. Os resultados, analisados através da Anova (SPSS), apontaram diferenças entre os grupos e o tipo de atividade e estão relacionados com o conhecimento prévio do leitor num maior ou menor nível: o conhecimento prévio sobre um assunto interfere na acurácia da memória.

Published

2013-12-31

How to Cite

Falsas memórias e compreensão em leitura: possíveis interfaces. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 151–172, 2013. DOI: 10.17851/2237-2083.21.2.151-172. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28596. Acesso em: 6 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 55

You may also start an advanced similarity search for this article.