Estudo do processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral em ambientes digitais

Authors

  • Tatiana Lima dos Santos da Cunha UFRGS
  • Lucila Maria Costi Santarosa UFRGS
  • José Valdeni De Lima UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.4.2197-2226

Keywords:

Child Language, Cerebral Palsy, Digital environments, Computers and Education, Speech therapy.

Abstract

Resumo: O presente trabalho se propôs a identificar as possíveis contribuições da utilização de Ambientes Digitais no processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral que frequentavam escolas regulares. Os alunos utilizaram o ambiente Eduquito e uma rede social. A partir da mediação e do contato virtual tanto do terapeuta como dos próprios alunos, foram observadas as dimensões da leitura e escrita, da linguagem oral, e o desenvolvimento social dos alunos. Os resultados mostraram que os alunos da pesquisa passaram a interagir virtualmente com outros alunos e se apropriaram de novos conceitos e novas tecnologías. Além disso, observou-se uma evolução na linguagem escrita, bem como uma diminuição na produção de erros ortográficos.

Palavras-chave: Linguagem Infantil; Paralisia Cerebral; Ambientes Digitais; Informática na Educação; Fonoaudiologia.

Abstract: This study aimed to identify possible contributions of using Digital Learning Environments, in students with cerebral palsy communication process attending regular schools. The subjects used Digital Learning Environments, including the Eduquito and a social network. Dimensions of reading and writing oral language and social development were observed considering therapist mediation and virtual contact among the students themselves. The results showed that the subjects began to interact virtually with other students and acquired new concepts and technologies. In addition, there was an evolution in written language as well as a decrease in misspelling productions.

Keywords: Child Language; Cerebral Palsy; Digital environments; Computers and Education; Speech therapy.

Author Biographies

  • Tatiana Lima dos Santos da Cunha, UFRGS
    Graduada, desde 2001, pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura - IMEC, em Fonoaudiologia. Finalizou, em 2002, a Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar, pela Universidade Estácio de Sá. Em 2008, finalizou a Especialização em Informática na Educação Especial, pela UFRGS. Tem formação no Conceito Neuroevolutivo BOBATH. Defendeu sua Dissertação de Mestrado, pela UFRGS, intitulada "Avaliação e atuação fonoaudiológica em pacientes paralisados cerebrais em uso de sondas para alimentação", em maio de 2006. Foi por 5 edições, Formadora e Tutora do curso de Extensão ?Formação Continuada de Professores em Tecnologia da Informação e Comunicação Acessível? para professores da rede pública de ensino a ser implementado no âmbito da Universidade Aberta do Brasil ? UAB. Concluiu seu Doutorado em Informática na Educação, pela UFRGS, em 2014. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: motricidade oral, disfagia, paralisia cerebral, linguagem infantil e informática na educação especial.
  • Lucila Maria Costi Santarosa, UFRGS
    Bolsa-Produtividade em Pesquisa - CNPq - SENIOR Nível 1A Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981). Professora / orientadora / pesquisadora da UFRGS, nos cursos de Pós Graduação em Educação - PPGEDU- e no Pós Graduação em Informática na Educação- PGIE- . Coordenadora e criadora do Nucleo de Pesquisa em Informática na Educação Especial - NIEE da UFRGS. Pesquisadora Senior do CNPq-MCT . Vice-presidente da Redespecial Internacional . Presidente de Honra e Fundadora da ONG Redespecial Brasil. Representante do Brasil na Red Iberoamericana de Infomártica Educativa. Tem experiência na área de Informática na Educação , atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação Especial, Inclusão Digital, Acessibilidade, Desenvolvimento de Ambientes Digitais/Virtuais de aprendizagem Acessiveis, Plataformas Acessiveis , Formação de Professores em EAD. Coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento com apoio do CNPq; Coordena formação de professores em EAD com apoio do MEC/FNDE/UAB emTecnologias Digitais Acessiveis
  • José Valdeni De Lima, UFRGS
    Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique et Medicale) - Grenoble I (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Hipermídias atuando principalmente nos seguintes temas: Aprendizagem Ubiqüa, Hiperdocumentos como Objetos de Aprendizagem, Sistemas de Recomendação, Awareness, Workflow e Sistemas Cooperativos (CSCW).

Published

2017-08-04

How to Cite

Estudo do processo de comunicação de alunos com paralisia cerebral em ambientes digitais. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 2197–2226, 2017. DOI: 10.17851/2237-2083.25.4.2197-2226. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28030. Acesso em: 5 oct. 2025.

Similar Articles

1-10 of 96

You may also start an advanced similarity search for this article.