A representação discursiva do ator social Michael Jackson e de sua morte em gêneros da esfera jornalística

Autores

  • Maria Aparecida Resende Ottoni

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.22.1.237-273

Palavras-chave:

Significado representacional, discurso, gêneros da esfera jornalística, mídia

Resumo

Neste artigo, investigamos como se dá a representação discursiva de um mesmo fato e do principal ator social nele envolvido, em diferentes gêneros distintos, a saber: reportagem; notícia; editorial; artigo de opinião; e carta do leitor. Nosso intuito é perquirir se há diferenças nas escolhas para representação de um mesmo fato e no modo como o ator social principal é representado nesses gêneros,bem como quais as razões e efeitos dessas diferenças. Nesse sentido, selecionamos textos que tratam da morte de Michael Jackson, os quais são analisados com base nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica e na proposta de van Leeuwen (1997) para o estudo da representação de atores sociais. A análise revelou que, em todos os gêneros, a representação de modo ativo, pessoal e por classificação específica é dominante e que, nos gêneros que representam os núcleos jornalista e empresa predomina a nomeação e, nos que retratam os núcleos colaborador e leitor, a classificação. Prevalece, ainda, a classificação por valoração, o que colabora, sobremaneira, para a produção de uma mescla na representação do ator social Michael Jackson. Essa mescla também é marcada por meio da intertextualidade manifesta.

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

A representação discursiva do ator social Michael Jackson e de sua morte em gêneros da esfera jornalística. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 237–273, 2014. DOI: 10.17851/2237-2083.22.1.237-273. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28579. Acesso em: 5 out. 2025.

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