English language teaching: linguistic and cultural imperialism?

Authors

  • James Duncan Hunter

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.5.1.87-102

Abstract

Este trabalho examina a posição do Inglês como língua internacional em termos de forças políticas e econômicas que contribuíram para a posição dominante do inglês na arena mundial. O trabalho examina a acusação de que o ensino de inglês como segunda língua ou língua estrangeira contribui para o imperialismo lingüístico e cultural e desafia o pressuposto de que os falantes nativos de inglês são necessariamente os melhores professores. Recomenda- se aos profissionais de língua inglesa a adoção de uma filosofia de relativismo pragmático na sua avaliação das necessidades do aprendiz de forma a evitar tendências etnocêntricas em seus currículos.

Published

1997-06-30

How to Cite

English language teaching: linguistic and cultural imperialism?. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 87–102, 1997. DOI: 10.17851/2237-2083.5.1.87-102. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28947. Acesso em: 6 oct. 2025.