A plataforma digital “Kahoot” na Educação Básica brasileira
Multiletramentos em inglês – diversidade e multimodalidade em ambiente gamificado
DOI:
https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1866-1890Palavras-chave:
multiletramentos, multimodalidade, ambiente digital de aprendizagem, gamificação, ensino de Língua InglesaResumo
Este artigo concebe que aprender inglês é essencial na Educação Básica Brasileira onde os multiletramentos, em uma perspectiva decolonial e emancipatória, podem ser desenvolvidos em prol de uma cidadania plena. Para isso, os professores precisam sintonizar suas práticas pedagógicas às demandas da sociedade de hoje, onde os dois aspectos, multimodalidade e diversidade, estejam imbricados no processo de educar os alunos, denominados geração “P” (de participativos). O saber nesta língua adicional precisa ser decolonizado para incluir tópicos de relevância social que incitem debates e o desenvolvimento de consciência crítica na busca de uma aprendizagem transformadora e emancipatória. A página inicial e algumas atividades do ambiente digital gamificado Kahoot foram escolhidas para uma análise documental crítico-interpretativista, a fim de investigarmos como elas contribuem para uma pedagogia atual em consonância com as mudanças advindas das tecnologias digitais, como revela o nosso referencial teórico. Nossa análise evidencia que as diversas alternativas presentes no Kahoot para o desenvolvimento do saber em inglês, pari passu com as possibilidades de incluir os dois aspectos dos multiletramentos e a gamificação, podem contribuir para que os alunos assumam um papel agentivo e transformador para aprender, ser autônomo, capaz de jogar e vencer no processo de aprimorar a comunicação em inglês nas práticas sociais pela linguagem.
Referências
ALMEIDA, R. Movimentos decoloniais nas aulas de língua inglesa: uma proposta de percurso didático sobre o “Dia do Índio”. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v. 9, n. 9, p. 127-142, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 de jul. 2024.
CARRIÓ-PASTOR, M. L; BELLÉS-FORTUÑO, B. Teaching Language and Content in Multicultural and Multilingual Classrooms CLIL and EMI Approaches. Language Value. Switzerland, v. 14, n. 2, p. 132-136, 2021. DOI: https://doi.org/10.6035/languagev.6191
CRYSTAL, D. Language and the Internet. 2. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
DIAS, R. Multimodalidade e multiletramento: novas identidades para os textos, novas formas de ensinar inglês. In: SILVA, K. A. da.; ARAÚJO, J. (orgs.). Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. Pontes Editora, 2015, p. 305-325.
DIAS, R. Entrevista. Polifonia, Cuiabá-MT, v. 25, n. 37.1, p. 160-170, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GEE, J. P. What video games have to teach us about learning and literacy. 2ed. Palgrave Macmillan, 2014.
GUALBERTO, C. L.; SANTOS, Z. B. dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. D.E.L.T.A., v. 35, n. 2, p.1-30, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460X2019
HODGE, R; KRESS, G. Social Semiotics. 1. ed. New York: Cornell University Press, 1988.
KALANTZIS, M.; COPE, B.; PINHEIRO, P. Letramentos. Trad. Petrilson Pinheiro. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London/NV: Routledge, 2010.
KRESS, G. Literacy in the New Media Age. London: Routledge, 2003.
MARCONI, M. A. de; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
PRENSKY, M. Teaching digital natives: partnering for real learning. 1. ed. Corwin, 2010.
THE NEW LONDON GROUP MANIFESTO. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. vol. 66. Spring: Havard Educational Review, 1996.