A plataforma digital “Kahoot” na Educação Básica brasileira

Multiletramentos em inglês – diversidade e multimodalidade em ambiente gamificado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17851/2237-2083.31.4.1866-1890

Palavras-chave:

multiletramentos, multimodalidade, ambiente digital de aprendizagem, gamificação, ensino de Língua Inglesa

Resumo

Este artigo concebe que aprender inglês é essencial na Educação Básica Brasileira onde os multiletramentos, em uma perspectiva decolonial e emancipatória, podem ser desenvolvidos em prol de uma cidadania plena. Para isso, os professores precisam sintonizar suas práticas pedagógicas às demandas da sociedade de hoje, onde os dois aspectos, multimodalidade e diversidade, estejam imbricados no processo de educar os alunos, denominados geração “P” (de participativos). O saber nesta língua adicional precisa ser decolonizado para incluir tópicos de relevância social que incitem debates e o desenvolvimento de consciência crítica na busca de uma aprendizagem transformadora e emancipatória. A página inicial e algumas atividades do ambiente digital gamificado Kahoot foram escolhidas para uma análise documental crítico-interpretativista, a fim de investigarmos como elas contribuem para uma pedagogia atual em consonância com as mudanças advindas das tecnologias digitais, como revela o nosso referencial teórico. Nossa análise evidencia que as diversas alternativas presentes no Kahoot para o desenvolvimento do saber em inglês, pari passu com as possibilidades de incluir os dois aspectos dos multiletramentos e a gamificação, podem contribuir para que os alunos assumam um papel agentivo e transformador para aprender, ser autônomo, capaz de jogar e vencer no processo de aprimorar a comunicação em inglês nas práticas sociais pela linguagem.

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Publicado

2024-10-11

Edição

Seção

Thematic issue 31:4 (2023): Multimodality through the lenses of Kress’ Social Semiotics

Como Citar

A plataforma digital “Kahoot” na Educação Básica brasileira: Multiletramentos em inglês – diversidade e multimodalidade em ambiente gamificado. Revista de Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 31, n. 4, p. 1866–1890, 2024. DOI: 10.17851/2237-2083.31.4.1866-1890. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/relin/article/view/55251. Acesso em: 24 ago. 2025.

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