Fatores determinantes e conseqüencias de falhas registradas na assistência de enfermagem: um processo educativo

Autores

  • Vânia de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Fátima L. Moura Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Mírian Lacerda Flores Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.35699/reme.v6i1.50945

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Auditoria de Enfermagem, Erros Médicos, Qualidade dos Cuidados em Saúde

Resumo

Este é um estudo descritivo de um programa de auditoria interna de enfermagem realizado num hospital privado de Belo Horizonte, no período de julho de 1998 a dezembro de 1999. Os objetivos foram: registrar anomalias na assistência de enfermagem; identificar e classificar suas causas e conseqüências; oferecer subsídios para o planejamento e implementação de atividades de orientação e treinamento; fornecer indicadores para a gerência de enfermagem. Os dados demonstraram que o maior índice de anomalias relaciona-se ao item registro tendo como principal causa as falhas de método e processo. Com o programa de auditoria, obtivemos melhora de muitos dos problemas identificados os quais foram trabalhados in loco junto aos funcionários como também através de treinamentos coletivos. Apesar do resultado positivo, dificuldades foram encontradas, destacando-se dentre elas a resistência inicial de enfermeiros e funcionários.

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Publicado

01-12-2002

Edição

Seção

Pesquisa

Como Citar

1.
Fatores determinantes e conseqüencias de falhas registradas na assistência de enfermagem: um processo educativo. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2002 [citado 5º de outubro de 2025];6(1). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50945

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