Significado atribuído pelos participantes de um treinamento às técnicas de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.35699/reme.v13i4.50512Palavras-chave:
Recursos Humanos de Enfermagem, Organização e Administração, Educação continuada em EnfermagemResumo
A avaliação de treinamento é uma importante estratégia administrativa para averiguar se os programas estão cumprindo seu papel na capacitação profissional, para a qual são utilizadas várias técnicas, dentre elas a avaliação de reação e de conhecimentos. Com o objetivo de conhecer o significado atribuído por instrutores e treinandos às técnicas de avaliação aplicadas no programa "Tratamento e prevenção de úlcera por pressão", ministrado pelo Serviço de Apoio Educacional (SED) aos técnicos e auxiliares de enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, foi realizado este estudo. Utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio de entrevistas, com seis perguntas norteadoras feitas a dois instrutores e nove treinandos que participaram do programa. As respostas foram submetidas à análise de conteúdo, gerando cinco categorias: objetivos da avaliação do treinamento, conteúdo da avaliação, estratégias de avaliação, sentimentos e sugestões. Os principais resultados mostraram que avaliadores e avaliados percebem a avaliação de treinamento como uma ferramenta para o direcionamento dos programas educacionais, pois o objetivo principal é verificar a aquisição de conhecimentos. Nesse sentido, foram apontadas estratégias de avaliação que extrapolam as técnicas ora utilizadas pelo SED. Os sentimentos vivenciados pelos participantes foram positivos. Destaque-se, por fim, que a participação das enfermeiras de campo deve ser mais bem compreendida e estimulada.Publicado
01-12-2009
Edição
Seção
Pesquisa
Como Citar
1.
Significado atribuído pelos participantes de um treinamento às técnicas de avaliação. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 1º de dezembro de 2009 [citado 6º de outubro de 2025];13(4). Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/reme/article/view/50512