Imaginação e inteligência

apropriação, hibridismos, realidades e inteligência artificial em uma exposição artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2023.47704

Palavras-chave:

artes digitais, inteligência artificial, curadoria, exposição de arte, metaverso

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a exposição AI.MAGINATION, aberta no dia 10 de abril de 2023. A exposição foi realizada pelo LabFront, um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação que atua nas fronteiras entre arte, ciência e tecnologia. A AI.MAGINATION é uma exposição digital com um recorte curatorial que explora o uso da Inteligência Artificial (IA) no campo das artes digitais. O conceito da exposição foi desenvolvido na interseção entre disciplinas ofertadas, durante o segundo semestre de 2022, na graduação em artes na Escola Guignard (UEMG), resultantes de pesquisas realizadas. A exposição é composta por obras de artistas iniciantes e consolidados com atuação nacional/internacional e suas produções poéticas que utilizam IA. A curadoria também é uma experiência construída com IA e projetada em um ambiente online, 3D, conectado a redes blockchain. Dessa forma, este artigo apresenta uma experiência de uso generalizado de Inteligência Artificial no campo da arte.

Biografia do Autor

  • Pablo Gobira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Professor doutor da Escola Guignard (UEMG) e do PPGArtes (UEMG). Pesquisador Produtividade (CNPq). Coordenador e membro de Câmara de Assessoramento de Ciências Humanas, Sociais, Educação, Letras e Artes da FAPEMIG (2019-2022). Membro pesquisador e gestor de serviços da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital do IBICT/MCTI. Coordenador do grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (CNPq) Laboratório de Poéticas Fronteiriças [http://labfront.tk]. Escritor e editor dos livros: "Relações entre arte, ciência e tecnologia: tendências criativas contemporâneas" (LPF, 2021); "Jogos digitais: suas realidades lúdicas e múltiplas" (LPF, 2021); "A memória do digital e outras questões das artes e museologia" (EdUEMG, 2019), "Percursos contemporâneos: realidades da arte, ciência e tecnologia" (EdUEMG, 2018) dentre outros livros, artigos e ensaios. Pesquisador dos grupos "Estudos e Práticas de Preservação Digital" e "Núcleo de Estudos dos Acervos de Escritores Mineiros". Atua: na criação e produção no campo de relações entre arte, ciência e tecnologia, artes digitais, jogos digitais; como professor em cursos de fronteira como o Curso de Engenharia de Máquinas Biológicas (UFMG); como curador de bienal, exposições e residências artísticas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. ROUANET, Sergio Paulo (Trad.). 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 165-196.

BERGER, Peter L. LUCKMANN, Thomas. A Sociedade como Realidade Objetiva. In: _____. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento.

FERNANDES, Floriano Souza (Trad.). 23ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1985. p. 69-126.

BULHÕES, Maria Amélia. Lacunas como ponto de partida. In: _____. Artes plásticas no Rio Grande do Sul: pesquisas recentes. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995, v. 1, p. 113-128.

DEBORD, Guy; WOLMAN, Gil. A user’s guide to détournement. In: _____. Complete cinematic works: scripts, stills, documents. Tradução de Ken Knabb. Oakland. CA: AK Press, 2003. p. 207-210.

MARMO, Alena Rizi.; LAMAS, Nadja de Carvalho. O Curador e a Curadoria. In: _____. Investigações sobre arte, cultura, educação e memória. Joinville: UNIVILLE, 2012. p. 19-29.

RUPP, Betina. Curadorias na arte contemporânea: considerações sobre precursores, conceitos críticos e campo da arte. 240f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.

RUPP, Betina. O curador como autor de exposições. Revista-Valise, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 131-143, 2011.

SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista das mídias locativas. Revista FAMECOS. Porto Alegre. nº 37, p. 20-24, 2008.

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Imaginação e inteligência: apropriação, hibridismos, realidades e inteligência artificial em uma exposição artística. Revista da UFMG, Belo Horizonte, v. 30, n. fluxo contínuo, 2023. DOI: 10.35699/2965-6931.2023.47704. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/47704. Acesso em: 5 out. 2025.