v. 5 n. 2 (2024): Dossiê - Para uma crítica da razão (de)colonial (jul/dez 2024)
Entrevistas

A divulgação dos estudos históricos contemporâneos na era digital (formatos textuais e audiovisuais): entrevista a Paolo Raspadori

José Antonio Abreu Colombri
Universidade de Alcalá, Madrid, Espanha
Biografia

Publicado 10-12-2024

Palavras-chave

  • estudos históricos,
  • cultura,
  • divulgação,
  • digitalização,
  • meios de comunicação

Como Citar

A divulgação dos estudos históricos contemporâneos na era digital (formatos textuais e audiovisuais): entrevista a Paolo Raspadori. (Des)troços: revista de pensamento radical, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. e53515, 2024. DOI: 10.53981/destroos.v5i2.53515. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistadestrocos/article/view/53515. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

De um modo geral, durante várias décadas, os conteúdos culturais foram concebidos com critérios transmedia. Atualmente, devido à multiplicação de canais e formatos digitais, verifica-se um aumento assinalável de conteúdos (textuais e audiovisuais) relacionados com os estudos históricos contemporâneos. As novas tendências na difusão do conhecimento estão a modificar enormemente as formas de narrar os acontecimentos do passado e, por sua vez, são condicionadas por variáveis tão complexas como as motivações dos agentes produtivos, a supervisão do mundo académico, o mecenato institucional, et cetera. Em suma, a entrevista ao Professor Paolo Raspadori pretende refletir sobre questões fundamentais relacionadas com o rigor dos métodos de documentação, o revisionismo narrativo, a popularidade dos géneros de ficção, a influência da ideologia dominante e a análise dos índices de consumo num contexto cada vez mais diversificado.