AÇÃO DE EXTENSÃO COMO FORTALECIMENTO PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.45650Palabras clave:
Higiene bucal, Alimentação Escolar, Promoção da saúdeResumen
O processo de educação em saúde estabelece formas de comunicação social voltadas para ações de promoção da saúde que colaboram para a ampliação de comportamentos saudáveis. As ações que envolvem educação em saúde podem ser compreendidas como habilidades e competências que permitem às pessoas acessar, entender e aplicar conhecimento sobre hábitos saudáveis que possam influenciar de forma positiva na qualidade de vida do sujeito e coletivo. Portanto, tem o objetivo de possibilitar a obtenção de saberes em saúde e promover autonomia do usuário para que venha contribuir ativamente com a sua própria saúde. Tendo em vista que as ações de promoção em saúde nas escolas possibilitam a criação de hábitos saudáveis durante a infância, prevenindo problemas como a obesidade e a desnutrição, foi desenvolvida uma atividade com escolares a fim de ofertar saberes sobre a importância do consumo de frutas para o crescimento e desenvolvimento. E, a partir disso, o presente relato de experiência objetiva descrever uma ação de extensão realizada com escolares voltada para a educação em saúde sobre alimentação saudável.
Referencias
· Almeida Perales, C., Solano Hernández, B. I., De Chávez Ramírez, D. R., & Franco Trejo, C. S. (2022). Educación para un entorno alimentario escolar saludable. El caso de una primaria en Zacatecas, México. Hacia La Promoción de La Salud, 27(1), 176–187. https://doi.org/10.17151/hpsal.2022.27.1.13
· Cristofoletti, E. C., & Serafim, M. P. (2020). Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, 45(1). https://doi.org/10.1590/2175-623690670
· Ferreira, M. S. S., Neves, S. M. M., Souza, A. C. G., Melo Junior, I. F. de, & Coelho, C. (2021). Efeitos da Modelação e Reforçamento Positivo no Consumo de Frutas em Crianças. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 37. https://doi.org/10.1590/0102.3772e372516
· Jaraszek, M., Hanke, W., & Marcinkiewicz, A. (2022). Nutritional Education and the State of Oral Health in Adolescents. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(14), 8686. https://doi.org/10.3390/ijerph19148686
· Levin-Zamir, D., & Bertschi, I. (2018). Media Health Literacy, eHealth Literacy, and the Role of the Social Environment in Context. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(8), 1643. https://doi.org/10.3390/ijerph15081643
· Machado, V. A., Pinheiro, R., & Miguez, S. F. (2021). Educação e liberdade na promoção da saúde escolar: perspectivas compreensivas sobre a ação política como potência nas comunidades escolares. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 25. https://doi.org/10.1590/interface.200035
· Martins, I. (2019). Educação em Ciências e Educação em Saúde: breves apontamentos sobre histórias, práticas e possibilidades de articulação. Ciência & Educação (Bauru), 25(2), 269–275. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020001;
· Ministério, D., & Saúde. (n.d.). Brasília -DF 2018 Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf
· Pinheiro, P. N. da C., Mondragón-Sánchez, E. J., Costa, M. I. F. da, & Rodrigues, I. P. (2022). Reflections on nursing and COVID-19 in light of health education. Revista Brasileira de Enfermagem, 75(suppl 1). https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-1305
Raghuveer, G., & Runkel, B. (2020). Weighing In on Health Education. Journal of the American College of Cardiology, 75(13), 1579–1581. https://doi.org/10.1016/j.jacc.2020.02.040
· Ríos-Castillo, I., Urriola, L., Centeno, A., Farro, K., Escala, L., González-Madden, E., Ríos-Castillo, I., Urriola, L., Centeno, A., Farro, K., Escala, L., & González-Madden, E. (2020). Una intervención piloto de educación alimentaria y nutricional de corto plazo contra el exceso de peso en escolares de primaria de Panamá. Revista Chilena de Nutrición, 47(5), 713–723. https://doi.org/10.4067/s0717-75182020000500713
· Santana, R. R., Santana, C. C. de A. P., Costa Neto, S. B. da, & Oliveira, Ê. C. de. (2021). Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, 46. https://doi.org/10.1590/2175-623698702
· Verthein, U. P., & Amparo-Santos, L. (2021). A noção de cultura alimentar em ações de educação alimentar e nutricional em escolas brasileiras: uma análise crítica. Ciência & Saúde Coletiva, 26, 4849–4858. https://doi.org/10.1590/1413-812320212611.3.01932020