RASTREIO DE SÍFILIS, HIV E HEPATITE B COMO PARTE DA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores/as

  • Tiago Pimenta Gonçalves Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Vitória Ferreira Nogueira Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Letícia Lemos Jardim Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais Revisor https://orcid.org/0000-0003-3358-0075

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.47243

Palabras clave:

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Rastreamento, Educação médica

Resumen

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são uma preocupação global devido aos milhões de novos casos anuais. Belo Horizonte-MG, particularmente, apresenta taxas de detecção de sífilis adquirida acima da média nacional. Assim, ações de rastreio são importantes para identificar casos assintomáticos e melhorar os prognósticos dos pacientes. O objetivo do presente artigo é relatar a experiência de acadêmicos de Medicina em uma ação de rastreio de sífilis, HIV e hepatite B, utilizando testes rápidos. Os alunos foram capacitados para a condução das testagens e executaram a ação em conjunto com profissionais da Atenção Primária à Saúde, atuantes no território em questão. A ação contribuiu para o desenvolvimento de habilidades interpessoais dos acadêmicos e os aproximou da comunidade. O modelo voltado para a necessidade do campo agregou valor ao Centro de Saúde, contribuindo para o estreitamento da relação deste com a instituição de ensino. A implementação periódica da ação descrita pode contribuir com o rastreio contínuo e oportuno, complementando os protocolos de testagem rotineiramente adotados. Ainda, a ação propiciou conhecimento prático sobre vigilância epidemiológica, rastreio e notificação de doenças que possuem impacto direto na saúde coletiva, beneficiando tanto a comunidade, quanto a formação médica dos discentes.

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Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

RASTREIO DE SÍFILIS, HIV E HEPATITE B COMO PARTE DA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.47243. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/47243. Acesso em: 23 aug. 2025.