A METÁFORA DO DIABO EM WOLFGANG VON GOETHE E VILÉM FLUSSER

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E MODERNIDADE

Autores

  • Caroline Saut Schroeder Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15713

Palavras-chave:

Johann Wolfgang von Goethe, Vilém Flusser, modernidade

Resumo

Johann Wolfgang von Goethe, em  Fausto, e Vilém Flusser, em  A História do Diabo, serviram-se da mesma metáfora do mal para, cada um a seu modo, escrever seu tempo. O presente artigo estabelece uma reflexão sobre a modernidade considerando o pensamento político, ético e estético de cada um desses autores, tendo como mote a figura do diabo. Se em Goethe, Mefistófeles age sobre o indivíduo moderno, incitando a busca incessante pela satisfação dos seus anseios, em Flusser o diabo ganha um sentido mais   geral,   é   o   próprio   tempo   como   progresso   e   atua   na   humanidade como   um   todo,   impulsionando   também   a   arte   para   sua   constante renovação.

Biografia do Autor

  • Caroline Saut Schroeder, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Brasil

    Doutoranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Seção Aberta: Artes Plásticas, Visuais e Interartes

Como Citar

A METÁFORA DO DIABO EM WOLFGANG VON GOETHE E VILÉM FLUSSER: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE E MODERNIDADE. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 195–212, 2017. DOI: 10.35699/2238-2046.15713. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15713. Acesso em: 23 set. 2025.

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