Teatro, prisão e a busca por novos imaginários possíveis

a extensão universitária e o abolicionismo penal no ensino de artes cênicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53524

Palavras-chave:

teatro, artes cênicas, abolicionismo penal, Extensão Universitária, ficção visionária

Resumo

Este artigo compartilha os procedimentos que inauguram o programa de extensão “Teatro, Prisão e a busca por novos imaginários possíveis”, iniciado em abril de 2024, no CAC/ECA/USP, que emerge da junção de duas pesquisas doutorais desenvolvidas no GRUPO DE PESQUISA/PPGAC/ECA/USP, dos pesquisadores Murilo Moraes Gaulês e Nalanita Prette ambos orientados pela professora Dra. Maria Helena Franco de Araújo Bastos. Os estudos desdobram-se acerca dos modos de produção de artes cênicas em instituições prisionais, ao visar os fazeres artísticos como estratégias políticas com o foco em trazer, para a centralidade, pessoas privadas de liberdade. No programa de extensão, além de compartilhar as produções acadêmicas, são abraçados estudantes da graduação, pós-graduação e comunidade externa da USP, convocando a tríade da universidade brasileira: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, compartilhamos a nossa metodologia central de trabalho, a técnica de produção em ficção visionária, criada pela escritora, ativista e educadora Walida Imarisha (2016). Compartilhamos também os diálogos com referências como a pesquisadora e artista brasileira Jota Mombaça (2013) e com o pesquisador, político e ativista Abdias Nascimento (2023), que ancoram nossa confabulação com o abolicionismo penal alicerçado em nossa práxis artística. O escrito passeia por dados e pela historiografia do sistema prisional do estado de São Paulo de maneira concisa, visto que é esse o local em que o programa de extensão vem atuando. 

Biografia do Autor

  • Murilo Moraes Gaulês, Universidade de São Paulo
    Pesquisador, educador, abolicionista e multiartista. Fundador da CiA dXs TeRrOrIsTaS, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Coordena o curso de extensão "Teatro, prisão e a busca por novos imaginários possíveis" no Centro de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo.

     

  • Nailanita Prette, Universidade de São Paulo

    Pesquisadora, professora e crítica de Dança. Doutoranda em Artes Cênicas pela USP, bolsista FAPESP, mestra em Artes pela UFMG, licenciada e bacharela em Dança pela UFV, técnica em Dança pela ETAM Santa Cecília. Membro do grupo de pesquisa LADCOR PPGAC/ECA/USP coordenado pela professora Dra Maria Helena Franco de Araújo Bastos. Trabalha com pessoas em privação de liberdade, pesquisa a corporeidade pelo viés da análise do movimento com interesse nos modos contemporâneos de dançar e suas reverberações políticas e estéticas no âmbito educacional e social

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Teatro, prisão e a busca por novos imaginários possíveis: a extensão universitária e o abolicionismo penal no ensino de artes cênicas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 210–229, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53524. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53524. Acesso em: 6 out. 2025.

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