Grapefruit
Projeção poética sobre o mundo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15443Abstract
Este texto pretende se constituir como um espaço de aproximação à poética obra de Yoko Ono em formato livro, publicado pela primeira vez em Tóquio, no ano de 1964, intitulado Grapefruit. Inevitavelmente, diante dela, algumas delicadas questões se colocarão: livro ou pintura? Poesia ou arte? No pequeno livro de capa amarela com a enigmática fotografia de Yoko Ono a nos olhar fixamente, a artista deseja, sobretudo, despertar e estimular a continuação do argumento proposto por suas pinturas-instruções numa conversação infinita, onde a geração de novos pensamentos deverá percorrer campos não mais separados ou limitados, mas, hibridamente, deslizar sobre o inominável, para aí se transformarem, se desvanecerem, tornarem-se nada, para que outra vez possam ressurgir verdadeiramente Quimera e Fênix.
References
BARTHES, Roland. L’ empire des signes. Genève: Editions d’ Art Albert skira, 1970.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. BAUDRILLARD, Jean. De um fragmento ao outro. são Paulo: Zouk, 2003. BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. BLANCHOT, Maurice. La bête de Lascaux. Montpellier: Fata Morgana, 1982. BORGES, Jorge Luis. Este ofício do verso. são Paulo: Companhia das Letras, 2000. BOURRIAUD, Nicolas. Yoko Ono e a Energia Pacífica. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).
BRETON, André. Nadja. são Paulo: Cosac Naify, 2007.
DELEUZE, Gilles. Foucault. Brasiliense, Rio de Janeiro: 1988. FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. são Paulo: Annablume, 2004. JENSSEN, Kjell Runar. Yoko Ono – Artista do Filme Conceitual. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). KVARAN, Gunnar B. Yoko Ono. Memórias Horizontais. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008). MORA, Carlos de Miguel. Os limites de uma comparação: ut pictura poesis. Portugal: Ágora. Estudos Clássicos em Debate 6 (2004) (disponível em: http://www2.dlc.ua.pt/classicos/agora6.htm). MOREAU-VAUTHIER, Charles. Historia e técnica de la pintura. Libreria Hachette. s.d.
OBRIST, Hans Ulrich. Perguntas para Yoko – Water Event, oslo. são Paulo: Catálogo da exposição Yoko Ono: uma retrospectiva. Centro Cultural Banco do Brasil (10 de novembro de 2007 a 03 de fevereiro de 2008).
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Texto, Crítica, Escritura. são Paulo: Ática, 1993. RUFINONI, simone Rossinetti. Errância Libertária. Revista Cult. são Paulo: Editora Bregantini, maio de 2000. WELLEK, René & WARREN, Austin. Teoria da literatura. Lisboa: Publicações Europa-América, 1948
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Giovanna Viana Martins

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.