Armando Reverón, Venezuela 1889–1954
mitopoética, rituais e a obra La Mantilla
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15447Resumen
Armando Reverón é um artista de grande importância na reafirmação de uma arte latino-americana modernista e contemporânea. Sua obra percorre a representação pictórica, acadêmica, desmaterializada e os limites da abstração no início do século XX. Suas representações performáticas envolvem sua obra objetual de uma tridimensionalidade presente em toda sua produção.
O processo da obra de Reverón começa, talvez, com um semi-isolamento, a criação de um espaço ou habitat como elemento fundamental para a criação dos seus objetos chamado El Castillete. É nesse espaço que é criada La Mantilla, objeto para o qual darei uma especial atenção neste texto. Assim, em uma linha conceitual serão fundamentais os conceitos teóricos definidos por Mircea Eliade em relação à definição de espaço sagrado e profano, hierofania, teofania e sinais. Para a definição dos valores e funções “dos objetos” serão utilizados os conceitos definidos por Walter Benjamim para os objetos de culto e artístico.
Este trabalho que apresento é um recorte de sua produção artística caracterizada por uma mitopoética, um ritual e obras materializadas. Inclusive, faz parte de uma pesquisa maior de mestrado que tem por título: “O Ritual como paradigma no processo e na criação plástica: um estudo comparando a produção artística de Armando Reverón (Venezuela, 1889–1954) e Arthur Bispo do Rosário” (Brasil, 1909-1989), orientada pela Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais).
Referencias
Armando Reverón: el lugar de los objetos, cat. exp., Fundación Galería de Arte Nacional, Caracas, 2001. BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. In: Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985. CALZADILLA, Juan. Armando Reverón. Caracas: Ernesto Armitano Editor, 1979. COROMINAS, Joan y otros. Diccionario crítico etimológico castellano e hispánico. Madrid: Editorial Gredos, 1980. DEBRAY, Régis. Vida e Morte da imagem: uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993. ELDERFIELD, John. Armando Reverón, cat. exp. The Museum of Modern Art, New York. New York, 2007. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006. FERREIRA, Gloria. Escritos de artistas anos 60/ 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 2006. Helio Oiticica. Esquema geral da Nova Objetividade. In FERREIRA, Gloria. Escritos de artistas anos 60/ 70 Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2006. JUDD, Donald. Objetos específicos. In FERREIRA, Gloria. Escritos de artistas anos 60/ 70. Rio de janeiro: Jorge Zahar editor, 2006. LEVY SALEM, Tatiana. A Experiência do Fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. NAZOA, Aquiles. Caracas física y espiritual. Caracas: Editorial Panapo, 1987. PALENZUELA, Juan Carlos. Reverón la mirada lúcida. Caracas: Banco de Venezuela, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Jorge Cabrera

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.