Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras

Authors

  • Claudio Marcondes Castro Filho Universidade de São Paulo
  • Waldomiro Vergueiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35699/

Keywords:

Biblioteca universitária, CRAI, Tecnologias da Informação e da Comunicação, REBIUN, SIBi/USP

Abstract

Com o advento da globalização, o processo do ensino-aprendizagem na universidade passa por várias mudanças e o desenvolvimento das bibliotecas universitárias deve estar inserido neste contexto, de forma a facilitar o acesso e a difusão dos recursos de informação. O modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI), com destaque para suas características, filosofia, organização e serviços, contribui para o aprimoramento das bibliotecas universitárias, optando por um modelo que prioriza a utilização da tecnologia. Nesse aspecto, este artigo apresenta as convergências e divergências entre bibliotecas universitárias brasileiras e espanholas, a partir da pesquisa realizada nas duas realidades. Conclui-se que a aproximação da realidade das bibliotecas universitárias brasileiras àquela vivida pelos CRAIs espanhóis passa por adaptações visando o melhor aproveitamento das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs, diferentes configurações de estruturas administrativas e mudanças culturais dos envolvidos (administradores, bibliotecários e usuários) com as bibliotecas universitárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Claudio Marcondes Castro Filho, Universidade de São Paulo

    Professor Doutor e Coordenador do Curso de Ciências da Informa-ção e Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

  • Waldomiro Vergueiro, Universidade de São Paulo

    Professor Doutor Titular e Vice-chefe do Departamento de Biblio-teconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

References

ABRAM, Stephen K. Planning for the next wave of convergence. Computers in Libraries, Westport, v. 20, n. 4, p. 46-53, Apr. 2000.

AREA MOREIRA, Manuel. De las bibliotecas universitárias a los centros de recursos para el aprendizaje y la investigación. Madrid: CRUE, 2005. (REBIUN documentos de trabajo)

BALAGUÉ MOLA, Núria. La biblioteca universitaria, centro de recursos para el aprendizaje y la investigación: una aproximación al estado de la cuestión en España. Madrid: 2003. Disponível em: <http://biblioteca.uam.es/documentos/Jornadas_REBIUN /3%20-%20biblioteca_universitaria_CRAI.pdf>. Acesso em: 28 out. 2009.

DOMINGUEZ AROCA, Maria Isabel. La biblioteca universitaria ante el nuevo modelo de aprendizaje: docentes y bibliotecarios, aprendamos juntos porque trabajamos juntos. Revista de Educación a Distancia, Murcia, v. 4, n. 4, 2005. Disponível em: <http://www.um.es/ead/red/M4/>. Acesso em: 18 out. 2009.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

MARTÍNEZ, Didac. El centro de recursos para el aprendizaje e investigación: un novo modelo de biblioteca para el siglo XXI. Educación y Biblioteca, Madrid, v. 16, n. 144, p. 98–108, nov./dic., 2004.

MIGUEL DÍAZ, Mario de. Cambio de paradigma metodológico en la educación superior exigencias que conlleva. Cuadernos de integración Europea, Logroño, sept., 2005. Disponível em: <http://www.cuadernosie.info>. Acesso em: 20 out. 2009.

MOSCOSO, Purificación. La nueva misión de las bibliotecas universitarias ante el Espacio Europeo de Enseñanza Superior. In: JORNADAS REBIUN, 2003. Disponível em:<http://biblioteca.uam.es/documentos/Jornadas_REBIUN/4%20-%20nueva_mision _ bibliotecas.pdf>. Acesso em: 16 out. 2009.

TALADRIZ MÁZ, Margarita. Estrategias bibliotecarias para ele fomento del aprendizaje. Boletín de la Confederación de Asociaciones de Archiveros Bibliotecarios Museólogos y Documentalistas, Madrid, t. 54, n. 1/2, p, 273-280, enero/jun. 2004.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p.

Published

2011-08-25

How to Cite

Convergências e divergências do modelo europeu do Centro de Recursos para el Aprendizaje y la Investigación (CRAI) em relação às bibliotecas universitárias brasileiras. (2011). Bibliotecas Universitárias: Pesquisas, Experiências E Perspectivas, 1(1). https://doi.org/10.35699/
Share |