EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA NA PROFILAXIA DE DSTS ENTRE AS TRABALHADORAS DO SEXO DE UMA ZONA DE MERETRÍCIO / Permanent education in health: strategy of prophylaxis of DSTs enters the workers of the sex of a prostitution zone

Autores

  • Joana Paula de Souza UNESC
  • Mágada Tessmann UNESC
  • Luciane Bisaginin Ceretta UNESC
  • José Otávio Feltrim UNESC
  • Sônia Correa UNESC
  • Andréia Bialeski UNESC

Palavras-chave:

Trabalhadoras do Sexo, Educação Permanente em Saúde, Direito à Saúde.

Resumo

Este estudo objetivou analisar se e como ocorre a profilaxia de DSTs entre as trabalhadoras do sexo de uma zona de meretrício de um município da Região Sul do Estado de Santa Catarina; quais seus conhecimentos em relação às DSTs e como é a atuação da Estratégia em Saúde da Família – ESF, do bairro em que a zona se localiza. Apresentamos a Educação Permanente em Saúde como estratégia de aprendizagem para as trabalhadoras e a possibilidade de acesso a orientações e melhoria da qualidade de vida. O estudo optou pelo método qualitativo, descritivo e exploratório e, como procedimento para a coleta de dados, a entrevista semiestruturada, anotações em caderneta de campo e observação. A pesquisa foi realizada com nove trabalhadoras do sexo; duas gerentes de casas e um enfermeiro. O estudo revela que há grande déficit no conhecimento das trabalhadoras do sexo quanto à profilaxia das DSTs, ocorre de forma velada o uso de drogas lícitas oferecidas pelos usuários dos serviços e a profilaxia de fato ocorre de forma parcial, expondo assim estas trabalhadoras a riscos desnecessários. A ESF atua com estas profissionais apenas oferecendo métodos de barreira e realização de exame preventivo de câncer ginecológico, de mama e exames diagnósticos de outras doenças, no caso, sexualmente transmissíveis. Percebemos que a Educação Permanente em Saúde oferecida pela equipe da ESF, responsável pela área onde se localiza a zona de meretrício, permanece no âmbito do discurso e pouco desenvolvida na prática.

Biografia do Autor

  • Joana Paula de Souza, UNESC
    Assistente de Enfermagem.
  • Mágada Tessmann, UNESC
    Docente e Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem da Unesc.
  • Luciane Bisaginin Ceretta, UNESC
    Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unesc
  • José Otávio Feltrim, UNESC
    Docente do Curso de enfermagem da Unesc
  • Sônia Correa, UNESC
    Docente do Curso de Enfermagem da Unesc
  • Andréia Bialeski, UNESC
    Docente do Curso de Enfermagem da Unesc

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ESTRATÉGIA NA PROFILAXIA DE DSTS ENTRE AS TRABALHADORAS DO SEXO DE UMA ZONA DE MERETRÍCIO / Permanent education in health: strategy of prophylaxis of DSTs enters the workers of the sex of a prostitution zone. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 9–23, 2010. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8661. Acesso em: 6 out. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 402

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.