CORPO DOCENTE DA EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO TRABALHADOR VIRTUAL / Faculty of Music Education in Distance Education: an analysis of the virtual workers profile

Autores/as

  • André Garcia Corrêa Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Mill Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Docência virtual, Base de conhecimento docente, Educação Musical a Distância

Resumen

Neste artigo, apresentamos o perfil de docentes virtuais de um curso de Educação Musical na modalidade de Educação a Distância (EaD). Com dados referentes a quem são esses docentes enquanto profissionais e sujeitos, suas experiências profissionais e de vida e suas formações, procurou- se esboçar uma concepção de como são compostos seus saberes docentes, quais são suas principais fontes e como os sujeitos investigados usam esse repertório de saberes para atuar. A investigação foi de natureza qualitativa e utilizou-se de questionários on-line e de entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados com referenciais teóricos da Educação, da Educação Musical e da EaD. Os dados coletados indicam que os professores se encontram na condição de imigrantes digitais. Muitos deles tiveram formações voltadas mais para a performance musical que para a docência e docência em EaD. Têm larga experiência na modalidade presencial, mas estão nos primeiros contatos com a EaD. A formação continuada, além da prática docente, também é uma importante fonte de saberes para a base de conhecimento docente. 

Biografía del autor/a

  • André Garcia Corrêa, Universidade Federal de São Carlos
    Mestre em Educação, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Barretos, supervisor de tutoria virtual do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), músico clarinetista, pesquisador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).
  • Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos
    Doutor em Educação, Professor adjunto e Gestor de Educação a Distância na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens)

Publicado

2014-12-18

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

CORPO DOCENTE DA EDUCAÇÃO MUSICAL A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO PERFIL DO TRABALHADOR VIRTUAL / Faculty of Music Education in Distance Education: an analysis of the virtual workers profile. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 3, p. 135–152, 2014. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9293. Acesso em: 5 oct. 2025.

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