A PEDAGOGIA A DISTÂNCIA COMO REDIMENSIONAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO / The Distance Pedagogy as redimensioning in the teachers formation for Childhood Education: the supervised training

Auteurs

  • Marilene Salgueiro UFPB

Mots-clés :

Pedagogia, formação de professores, educação à distância, estágio supervisionado

Résumé

Neste artigo procuramos refletir acerca da formação de professores no Brasil, especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, da Universidade Federal da Paraíba e o papel do estágio supervisionado como eixo articulador inter/transdisciplinar e preparador para o trabalho do pedagogo-docente para a Educação Infantil. Este trabalho é resultado de reflexões realizadas a partir da nossa experiência como docente do referido curso, no componente curricular Estágio Supervisionado em Magistério da Educação Infantil I e VII. Atuar nas etapas iniciais e finais desse curso possibilita o acompanhamento da importância do estágio na formação dos docentes. Embasado em autores que discutem a Educação a Distância, a formação docente nos cursos de Pedagogia e o estágio supervisionado, utilizamos procedimentos da pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos, preliminarmente, que a ampliação dos espaços de formação de docentes no curso de Pedagogia, modalidade a distância, se coloca como um desafio aos educadores, pois ainda há um grande espaço a ser alcançado para elevar a educação aos espaços das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Biographie de l'auteur

  • Marilene Salgueiro, UFPB
    Professora do departamento de habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade federal da Paraíba. mestre em Educação pela UFRN e Doutoranda em Educação no PPGE/UFPB.

Téléchargements

Publiée

2012-03-01

Numéro

Rubrique

ARTIGOS

Comment citer

A PEDAGOGIA A DISTÂNCIA COMO REDIMENSIONAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO / The Distance Pedagogy as redimensioning in the teachers formation for Childhood Education: the supervised training. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 20, n. 3, p. 11–24, 2012. Disponível em: https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8701. Acesso em: 5 oct. 2025.

Articles similaires

1-10 sur 861

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.