Concepções de agência em interpretação arqueológica
DOI :
https://doi.org/10.31239/vtg.v4i2.10671Mots-clés :
AgênciaRésumé
Muito da polêmica literatura associada à arqueologia "pós-processual", "contextual", ou "estrutural e simbólica" enfatiza significativamente o papel "do individuo" como agente social ativo na promoção de mudanças históricas, bem como a inadequação de uma abordagem interpretativa holística que nega, evita e ignora essa agência. Mesmo assim, a contenda deste trabalho é que o problema não fora remediado nos estuos de caso que acompanham tais assuntos polêmicos. O indivíduo tem sdo triunfalmente restabelecido ao centro do palco em teoria, mas sileciosamente relegado as laterais, quando não excluído do roteiro por completo, na prática.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O trabalho Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica de https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/vestigios/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/vestigios/index.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/vestigios/index.