Clássico e romântico como categorias de compreensão da literatura moderna na crítica de José Guilherme Merquior

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DOI :

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.38217

Mots-clés :

Romântico, Clássico, Merquior, Modernismo, Literatura moderna

Résumé

Resumo: Não obstante as reservas no que se refere à validade heurística dos estilos de época, os termos “clássico” e “romântico” vêm propiciando bons rendimentos interpretativos quando aplicados a obras posteriores ao período clássico e ao romantismo. Não apenas críticos consagrados, mas também pesquisadores universitários têm ainda hoje se valido desses termos como categorias capazes de caracterizar e nos fazer compreender inclusive a literatura contemporânea. José Guilherme Merquior, crítico literário da segunda metade do século XX, recorreu a ambas as noções, tanto a de clássico quanto a de romântico. A primeira lhe serviu para situar esteticamente e analisar apropriadamente a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes e João Cabral de Melo Neto publicada nos anos 50. Da noção de romântico, Merquior se utilizou no intuito de pensar a produção literária e artística moderna ocidental, a partir de Baudelaire. Este artigo se propõe discutir o emprego merquioriano de tais noções.

Biographie de l'auteur

  • Adriano Lima Drumond, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Bom Jesus, Piauí / Brasil

    Licenciado em Letras com habilitação em Português pela UFMG, mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição, doutor em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela USP e professor Adjuto II da UESPI.

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Publiée

2023-01-01

Numéro

Rubrique

Dossier: Romantisme et Classicisme: l’actualité d’une vieille bataille

Comment citer

Clássico e romântico como categorias de compreensão da literatura moderna na crítica de José Guilherme Merquior. (2023). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 32(3), 119–139. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.38217