PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO

Autores

  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia
  • Salete Noro Cordeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Washington dos Santos Oliveira Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Direito Autoral, Ética Hacker, Compartilhamento em Rede, Educação.

Resumo

Neste artigo analisa-se, por um lado,  a emergência e crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos encontram-se continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentam-se perspectivas outras de atividades contra-hegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimento. Analisa-se as ações das corporações no interior das escolas visando incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, conclui-se o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.

Biografia do Autor

  • Nelson De Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia

    Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia (2007-2010). http://www.pretto.info

  • Salete Noro Cordeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Professora Assistente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutoranda em Educação (UFBA), Mestre em educação.
  • Washington dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Sergipe
    Especialista em Ética e Teoria do Conhecimento/UFS e mestrando em Filosofia/UFS.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO. (2023). Educação Em Revista , 29(3). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21111

Artigos Semelhantes

1-10 de 803

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.