PRODUÇÃO CULTURAL E COMPARTILHAMENTO DE SABERES EM REDE: ENTRAVES E POSSIBILIDADES PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Propriedade Intelectual, Direito Autoral, Ética Hacker, Compartilhamento em Rede, Educação.Resumen
Neste artigo analisa-se, por um lado, a emergência e crescimento de espaços de produção social em rede e, por outro, como esses espaços potencialmente ricos para compartilhamento e usufruto de bens e recursos encontram-se continuamente ameaçados por uma concepção privatista e proprietária de produção e circulação culturais. Na senda da ética de colaboração dos hackers, da filosofia do software livre e de código aberto, do acesso livre e das licenças abertas, apresentam-se perspectivas outras de atividades contra-hegemônicas de produção e compartilhamento de conteúdos e conhecimento. Analisa-se as ações das corporações no interior das escolas visando incorporar práticas centradas no não compartilhamento de informações. Por fim, conclui-se o artigo com uma análise sobre as potencialidades desses processos para a produção e circulação de cultura, bem como para a educação.Archivos adicionales
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Derechos de autor 2013 Educação em Revista

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