Comunidade de prática online: uma estratégia para o desenvolvimento profissional dos professores de História
Keywords:
Desenvolvimento Profissional de Professores de História, Tecnologias de Informação e Comunicação, comunidade de práticaAbstract
Este artigo discute o conceito de comunidades de prática online (CoP) e tem como objetivo descrever e analisar a formação e consolidação de uma CoP composta por professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e as possibilidades deste contexto no desenvolvimento profissional de professores. A metodologia usada foi a Netnografia. Foram identificados os elementos estruturais, estágio de desenvolvimento da comunidade e indicadores de eficiência. Essas informações permitiram traçar o diagnóstico do grupo, evidenciando os aspectos que permitem caracterizar um grupo de professores como uma comunidade online de prática e o estágio de desenvolvimento da gestão desta comunidade. Os resultados desta investigação evidenciam que a CoP pode ser, de fato, uma estratégia pedagógica apropriada para o desenvolvimento profissional de professores.Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.