Alfabetização: a construção do objeto conceitual

Authors

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

Keywords:

educação, pedagogico

Abstract

A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro.

Author Biography

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

    Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia e Educação para alunos com necessidades educacionais especiais.

Published

2023-05-29

How to Cite

Similar Articles

1-10 of 246

You may also start an advanced similarity search for this article.