Alfabetização: a construção do objeto conceitual

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

Palabras clave:

educação, pedagogico

Resumen

A alfabetização é um problema que tem merecido atenção especial na educação brasileira. Este artigo retoma o tema e sintetiza um estudo realizado pela outra em 1984, em torno das vertentes constituídas pela prontidão - considerada como pré-requisito indispensável à alfabetização na perspectiva tradicional, e pela conceitualização que vê a alfabetização como a apropriação de um objeto conceitual numa perspectiva construtivista. Coloca, em seguida, às conclusões encontradas após a pesquisa, analisando as mudanças que se operam na prática pedagógica, a partir das idéias de Emília Ferreiro.

Biografía del autor/a

  • Maria Auxiliadora Mattos Pimentel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Diretoria de Educação a Distancia. , Rua Espírito Santo, 1059 - 12º, Centro, 30160-922 - Belo Horizonte, MG

    Atualmente é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicopedagogia e Educação para alunos com necessidades educacionais especiais.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

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