A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: ALGUNS ASPECTOS À LUZ DE ESTUDOS REALIZADOS NA ÁREA
Palabras clave:
Educação, Pós-Graduação stricto sensu em educação no Brasil, Revisão de literatura.Resumen
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos com parte das atividades de pesquisa desenvolvidas em estágio pós-doutoral sobre a pós-graduação stricto sensu e a pesquisa educacional no Brasil. Para tanto, foi possível reunir uma vasta quantidade de estudos publicados, sobretudo no formato de artigo de periódicos considerados de relevância para a área da educação. Nesses artigos, a opção foi por pinçarmos alguns aspectos que julgamos serem capazes de proporcionar uma leitura sobre a pós-graduação em educação no Brasil, à luz dos estudos realizados na área. Em considerações finais, destacamos, entre outros, alguns aspectos identificados nos estudos selecionados que lembram à pós-graduação em educação que ela é parte integrante de um projeto educacional geral do país, e que, portanto, possui papel sócio-educativo de formação do pesquisador, do professor do ensino superior e de produção do conhecimento capaz de propor novas perspectivas para os problemas educacionais brasileiros.Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.