Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo

Autores/as

  • Álvaro Moreira Hypólito
  • Jarbas Santos Vieira
  • Maria Manuela Alves Garcia
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira

Palabras clave:

Trabalho Docente, Profissionalismo, Identidade

Resumen

Este artigo descreve a trajetória teórica desenvolvida pelo grupo de pesquisa Processo de Trabalho Docente. Discorre sobre as principais temáticas trabalhadas pelo grupo em torno de análises sobre o trabalho docente, dentre as quais as discussões sobre classe social, profissionalização, sindicalização, relações de gênero e identidade profissional. Por fim indica os caminhos e projetos que estão sendo pensados no momento atual, o que inclui, além daqueles temas já desenvolvidos, debates sobre profissionalização, reestruturação curricular, subjetividade e identidade docente.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Dossiê: trabalho docente

Cómo citar

Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo. (2023). Educação Em Revista , 19(37). https://periodicos-hml.cecom.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45093

Artículos similares

1-10 de 200

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.